Com a renovação do Certificado de Clube Formador, emitido pela CBF, o Desportivo Brasil atesta o cumprimento de deveres e obrigações previstas na legislação brasileira no que diz respeito à formação de jovens jogadores. Por outro lado, os clubes que têm essa chancela garantem alguns direitos, como poder firmar com o atleta em formação o primeiro contrato profissional (CETD – Contrato especial de trabalho desportivo), ter preferência na renovação do mesmo e ser indenizado pelos custos do investimento caso, por qualquer motivo, o clube seja impedido de profissionalizar o jogador que formou.
“Esse reconhecimento é de grande importância. O Brasil é culturalmente exportador de jovens atletas, mas são poucos os clubes que efetivamente capacitam esses atletas para o mercado de trabalho. Esse certificado, portanto, é uma proteção para o clube que forma bem, assegurando-lhe direitos importantes, mas também serve para garantir aos atletas que por ali passam que todos os seus direitos enquanto atletas em formação são observados”, avalia Marcel Belfiore, sócio de Ambiel Advogados, escritório de advocacia que atua na área esportiva e presta consultoria jurídica ao Desportivo Brasil.
O sistema jurídico é uma das peças da engrenagem da capacitação, com um atendimento personalizado e especializado, dependendo das demandas dos clubes e jogadores. “No Desportivo, nos sentimos parte dessa formação, porque trabalhamos de forma interligada com o departamento de futebol, com inteligência jurídica, buscando o constante aprimoramento”.
O advogado destaca a excelente estrutura física oferecida aos garotos e a capacidade dos profissionais envolvidos no desenvolvimento técnico, com o apoio de profissionais da saúde, como essencial para a formação não só do atleta, mas do cidadão. “Isso agrega valor ao jogador. Grandes clubes do Brasil e do exterior se aproveitam da excelente formação que o Desportivo Brasil oferece. Eles sabem que o jogador de 17 ou 18 anos vai chegar com uma formação igual ou melhor daquela dada pelo próprio clube. Eles veem o Desportivo como um aliado nesse processo”, finaliza Belfiore.