Jogador teve trajetória expressiva na base do Desportivo Brasil e hoje defende o PSV Eindhoven, time holandês em que os atacantes brasileiros brilharam
Campeões mundiais com a seleção brasileira, melhores jogadores do planeta segundo a Fifa e ídolos de grandes torcidas, os atacantes Romário e Ronaldo têm muitos pontos em comum em suas trajetórias. E um deles, curiosamente, tem a ver com o Desportivo Brasil: ambos foram ídolos do PSV Eindhoven, time holandês em que o brasileiro Mauro Júnior, forjado nas categorias de base do Dragão, carrega a responsabilidade de sucedê-los.
Mauro chegou ao Desportivo Brasil em 2013, depois de um amistoso entre a equipe e o Moleque Travesso de Assis. O meia-atacante, que na época defendia o rival do Dragão, anotou dois gols em uma vitória de seu time por 4 a 2 e ganhou um convite para mudar de lado.
“Isso chamou a atenção do clube, que acabou me convidando. Quando cheguei eu não conhecia nada sobre o clube, mas sabia a boa escola de futebol que era”, relatou o jogador em entrevista exclusiva ao Desportivo Brasil.
Apesar de ter 14 anos na época, Mauro Júnior foi alocado no sub-15 do Dragão. E mesmo jogando com meninos mais velhos e fisicamente mais maduros, brilhou desde o início. Em seu ano de estreia no Desportivo Brasil, o meia-atacante foi eleito o melhor jogador da Copa Nike e de um torneio disputado em Laranjal Paulista.
“Eu tinha 14 anos, e eles 15. Isso faz bastante a diferença, e o que me marcou foi ter disputado a Copa Nike com uma idade a menos e poder ter sido melhor jogador da competição, que tinha muitas promessas da época. Eu era apenas um garoto que ninguém conhecia, e a partir dessa Copa Nike pude ganhar reconhecimento”, disse o jogador.
A trajetória de sucesso na base seguiu com a Copa São Paulo de futebol júnior de 2015. Prestes a completar 16 anos, Mauro Júnior foi destaque do Desportivo na competição e fez um gol contra o Paysandu. Mauro Júnior acumulou convocações para seleções brasileiras de base, e em 2015 integrou a geração que disputou e venceu o Sul-Americano sub-17. Mais uma vez, o meia-atacante era destaque em um grupo com atletas mais velhos.
A precocidade chamou atenção do PSV Eindhoven, que contratou o jogador assim que ele completou 18 anos. Mauro Júnior recebeu a camisa 10 no início de sua trajetória na Holanda e disputou 55 jogos entre 2017 e 2019 (37 como titular). Anotou nove gols e distribuiu 13 assistências (os números consideram também as apresentações oficiais pelo time “B”).
Em 2019, o brasileiro foi emprestado ao Heracles Almelo, também da Holanda. Foram seis gols e seis assistências em 26 jogos, e a boa temporada credenciou Mauro Júnior para retornar ao PSV. O meia-atacante agora tenta consolidar de vez sua trajetória no futebol europeu. Enquanto isso, mantém a saudade e as boas lembranças do período em que vestiu a camisa do Desportivo Brasil.
“Fui ao desportivo Brasil com 13 anos e aprendi de tudo um pouco. Eu cresci lá, passei minha adolescência toda lá. Aprendi principalmente a ser homem, a ter responsabilidade, ser honesto e verdadeiro com as pessoas ao meu redor. Tudo que sou hoje eu devo ao Desportivo Brasil e às pessoas que sempre que ajudaram”, encerrou Mauro Júnior.