Mauro Júnior
Perfil
- Nome Completo: Mauro Jaqueson Júnior Ferreira dos Santos
- Apelido: Mauro Júnior
- Posição: Meia-atacante
- Nascimento: 06/05/1999
- Altura: 1,71m
- Período no Desportivo Brasil: 2013 a 2017
- Clube atual: PSV Eindhoven
Curiosidades
- Em sua estreia como jogador profissional, com a camisa do PSV Eindhoven, Mauro Júnior precisou de apenas 26 minutos para balançar as redes pela primeira vez. Ele marcou o quarto gol em uma vitória por 5 a 2 sobre o VVV-Venlo, em 2017.
- Mauro Júnior era uma estrela na base. Em 2013, foi eleito melhor jogador da Copa Nike e de um torneio de base realizado em Laranjal Paulista. Dois anos depois, aos 15, fez um gol contra o Paysandu na Copa São Paulo e foi convocado para a seleção brasileira que disputou o Sul-Americano sub-17.
- A despeito de ter sido formado na base do Desportivo Brasil e negociado diretamente com o PSV, Mauro Júnior já passou por outras equipes. Quando ainda estava no Brasil, foi emprestado ao Shandong Luneng (China). Em 2019, já na Holanda, também foi cedido temporariamente ao Heracles Almelo.
- Contratado em 2017, Mauro Júnior é o 23º brasileiro a vestir a camisa do PSV. Os dois mais famosos são Romário (1988-1992) e Ronaldo (1994-1996).
O que Mauro Júnior tem a dizer sobre o período no Desportivo Brasil
O início
“Minha chegada ao Desportivo Brasil foi após um amistoso com minha escolinha de futebol Moleque Travesso de Assis. Fizemos um jogo contra o Desportivo Brasil e ganhamos por 4 a 2. Eu fiz dois gols, e isso chamou a atenção do clube, que acabou me convidando. Quando cheguei eu não conhecia nada sobre o clube, mas sabia a boa escola de futebol que era”
Histórias marcantes
“Algo que me marcou foi no início do sub-15. Eu tinha 14 anos, e eles 15. Isso faz bastante a diferença, e o que me marcou foi ter disputado a Copa Nike com uma idade a menos e poder ter sido melhor jogador da competição, que tinha muitas promessas da época. Eu era apenas um garoto que ninguém conhecia, e a partir dessa Copa Nike pude ganhar reconhecimento”
Impressões sobre o clube
“Fui ao Desportivo Brasil com 13 anos e aprendi de tudo um pouco. Eu cresci lá, passei minha adolescência toda lá. Aprendi principalmente a ser homem, a ter responsabilidade, ser honesto e verdadeiro com as pessoas ao meu redor. Tudo que sou hoje eu devo ao Desportivo Brasil e às pessoas que sempre que ajudaram”
Principais lembranças
“Minhas memórias do Desportivo Brasil são só coisas boas, de viver junto com os meus amigos – criei muitos amigos, e isso era muito bom. Hoje, olhando lá atrás, isso faz muita falta. Às vezes penso que poderia voltar à época em que morava no Desportivo Brasil, à vida boa com os amigos. Isso faz muita falta. Só risadas”