Pular para o conteúdo

Arena Barueri é sede da abertura da II Copa Internacional LNTS Sub-16

Fernando Roberto/Agência Futpress

A II Copa Internacional LNTS Sub-16 teve seu pontapé inicial dado nesta quarta-feira (8) na cidade de Barueri (SP), uma das seis sedes da competição. Logo na palestra de abertura, a relevância da competição que reúne grandes equipes ficou clara, com os discursos do gerente geral do Desportivo Brasil e idealizador do torneio, Marcelo Lima, do vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, e o Representante legal do Shandong Luneng, da China, Sr. Lichen Sun.

As primeiras partidas do torneio tiveram a presença de quatro equipes na Arena Barueri: Shandong e Barueri Esporte Forte, no primeiro confronto, e São Paulo e Ferroviária, no segundo. Marcelo Lima, em suas palavras na abertura oficial, destacou a importância da disputa para os atletas de 16 anos.

-A categoria Sub-16 não possui torneios específicos, embora seja uma idade muito importante nos clubes. Essa é uma categoria que, geralmente, é “reserva” do sub-17 e, ainda está em evolução. Por isso, uma competição desse nível, com o apoio da Federação, árbitros e com grandes times, é de suma importância para que eles tenham um “vestibular” nesse ano para realizarem um bom Paulista Sub-17.

Para Mauro Silva, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira e, hoje, dirigente da FPF, o espaço é uma boa forma de ampliar ainda mais as ações da entidade junto aos jovens atletas. O calendário do estado, atualmente, conta com diversas competições oficiais para categorias de base, mas nenhuma nessa idade.

-É um torneio fundamental para a evolução e desenvolvimento dos atletas. Nesse tipo de competição existe essa troca de culturas, com diferentes escolas de futebol, e é importante para que eles possam evoluir e se desenvolver. É uma alegria muito grande estar aqui. A Federação apoia e parabeniza o Desportivo Brasil e o Shandong Luneng por essa belíssima iniciativa – disse Silva, com discurso semelhante ao do dirigente Lichen Sun:

– Esse é mais um torneio importante para o intercâmbio cultural desses jovens. Essa troca de experiência ajudará o desenvolvimento de cada um desses atletas.

Interação:

Apoiadora da II Copa Internacional LNTS Sub-16, a FPF disponibilizou Roberto Perassi, vice-presidente da comissão de arbitragem, e Marcio Verri Brandão, membro da comissão, para uma palestra especial. Com total domínio das regras do futebol, os profissionais criaram um “quiz” interativo com os atletas.

Durante a conversa, perguntas sobre as regras do futebol foram realizadas para que os atletas respondessem e discutissem a resposta correta. Esta foi uma forma de fazer com que os jovens tivessem maior conhecimento sobre o esporte.

O torneio:

A competição será disputada por oito clubes divididos em dois grupos. No Grupo 1, estão: Shandong Luneng (CHN), Barueri Esporte Forte, Ferroviária e São Paulo. No Grupo 2, jogam Palmeiras, Corinthians, São Bernardo e Red Bull Brasil.

As equipes se enfrentam dentro de suas chaves e em dois turnos. Os dois melhores colocados de cada grupo vão às semifinais da Série Ouro, enquanto as outras duas agremiações jogam as semifinais da Série Prata, em jogo único. As decisões de ambas as séries acontecerão no dia 25 de junho.

Sedes:

Os duelos acontecerão em sete sedes diferentes:

– Arena Barueri, em Barueri

– CT Palmeiras II, em Guarulhos

– Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz

– CFA do São Paulo, em Cotia

– Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo

– Estádio Parque São Jorge, em São Paulo

– CFA Red Bull Brasil, em Jarinu.