Visando se aproximar cada vez mais com a comunidade local, o Desportivo Brasil convida a escola E.M.E.F. “Profª Vilma Fernandes Antônio” da cidade de Porto Feliz/SP para ter uma “aula” bastante diferente para seus alunos do 6º ao 9º ano, nesta última quarta-feira (04) no Estádio Ernesto Rocco.
Com a participação de um total de 118 pessoas, entre alunos, professores e gestores, o projeto criado pela escola “Uma aula no Campo de Futebol” teve a intenção de trazer seus alunos ao Estádio Ernesto Rocco para assistir a uma partida de futebol. A partida foi entre Desportivo Brasil e Noroeste, partida do Paulistão A3, que ocorreu às 15h.
A Escola foi recebida no Estádio pelo orientador pedagógico do DB, Marcelo Tuani, onde foi organizado lugares para todos e fornecido “kit lanche” para cada um.
Durante o intervalo da partida, foi organizado o “Desafio Um Contra Um” já feito anteriormente pelo DB. O desafio contou com a participação de 08 alunos da própria escola, onde foram premiadas com 01 medalha de participação para cada um, 02 camisetas para os finalistas e 01 camiseta sorteada.
Rafaely Maira Fotos: Honae Pereira
A aluna especial Rafaely Maira do 8º ano ficou muito feliz com a camiseta do Desportivo Brasil (foto).
Segundo a Direção da escola, o projeto tem como objetivo geral dentro de um projeto interdisciplinar, abranger diferentes áreas de conhecimento e exploração do tema: Futebol como uma forma de expressão social. Espera-se que o aluno seja capaz de entender a dimensão do futebol como cultura, valorizando os aspectos positivos do esporte; consiga repudiar a violência no esporte e propor novas formas de relações dentro do jogo e da torcida.
Além disso, após as partidas, os alunos explorarão em sala de aula, diversos temas dentro de cada disciplina, entre elas:
- Ciências: velocidade média, dicas de higiene e prática saudável;
- Português: gêneros textuais, crônicas e textos jornalísticos esportivos;
- Geografia: espaço, lugar, bairro e contexto do social;
- Matemática: circunferência, diâmetro e medida;
- História: história do Futebol no Brasil e a sua função social; preconceito de gênero, etnia e classe social;
- Educação Física: jogos com bola; criar e recriar regras, esporte coletivo; ganhar e perder (Vitória e Derrota).
O projeto pretende continuar, e logo em breve a Escola realizará uma redação envolvendo o Desportivo Brasil e Futebol para todos os alunos do 6º ao 9º ano, e os autores das 30 melhores redações serão premiados.
Os contemplados virão ao Centro Esportivo do Luneng Brasil para se envolver na rotina da equipe profissional do Desportivo Brasil, onde tomarão café com os atletas e acompanharão seus treinos diários.
O DB pretende realizar diversas ações como esta durante o ano de 2020.