(Atualizado em 25/09)
Com o objetivo de promover o intercâmbio futebolístico entre equipes da China e Brasil e revelar novos atletas para o futebol, começou, na segunda-feira, 24, na Arena Barueri, a I Copa Internacional TCL Sub 17, a mais nova competição de categoria de base do futebol brasileiro.
A competição, organizada pelo Desportivo Brasil (DB), parceiro estratégico no Brasil do Shandong Luneng da China, conta com o apoio institucional e técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) e com a parceria efetiva da multinacional chinesa TCL Corporation, com tradição em investimentos de apoio ao futebol brasileiro, em especial na revelação de novos talentos para o esporte.
Na cerimônia de abertura da competição, que ocorreu no Auditório da Arena Barueri, estiveram presentes representantes de todas as entidades envolvidas com o evento, entre elas, Ricardo Freitas, presidente da Semp-TCL; Marcelo Lima, diretor geral do DB; Pedro Martins Gomes da Silva, vice-presidente de competições da FPF; Gilberto Cabral, assessor da Secretaria de Esportes de Barueri; Guilherme Dalla Déa, treinador da Seleção Brasileira Sub 17; e, Sun Lichen, presidente do Desportivo Brasil.
Na primeira fase da I Copa Internacional TCL Sub 17 as oito agremiações participantes estão divididas em duas chaves. No grupo um estão o tradicional Sport Club Corinthians Paulista, o Shandong Luneng Taishan Football Club, o Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. e o Oeste Futebol Clube. Já o grupo dois é composto pela Sociedade Esportiva Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Ituano Futebol Clube e São Bernardo Futebol Clube.
A grande final da competição está programada para a metade do mês de novembro, na Arena Barueri. As partidas da competição acontecem, além da Arena Barueri, estádio da abertura e da final; no estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz; Novelli Júnior, em Itú; estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo; Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia; e Centro de Treinamento da Sociedade Esportiva Palmeiras.