O sonho do acesso ficou para a próxima temporada. O Desportivo Brasil empatou por 2 a 2 com a Penapolense nesta terça-feira (25), em Penápolis, e está fora da Série A3 do Campeonato Paulista.
O Dragão chegou à última rodada da fase de classificação dependendo de um resultado positivo e de uma combinação favorável de resultados. Contudo, nenhuma das duas coisas se concretizou. O empate levou o Desportivo Brasil a 20 pontos e à décima posição na tabela – apenas as oito mais bem colocadas seguirão na disputa pelo acesso.
Precisando da vitória para seguir sonhando com a classificação, o Dragão começou o jogo pressionando a Penapolense. Bruno Luka quase fez o primeiro após cruzamento da esquerda, aos 21min, e Tito teve outra finalização perigosa aos 24min.
No entanto, a postura incisiva do Desportivo Brasil abriu alguns espaços para contragolpes da Penapolense, que também conseguiu criar e parou na segurança do goleiro Levy Sabatim.
Aos 38min, porém, o camisa 1 do Dragão nada pôde fazer para impedir o gol de Matheus Carrasco, que aproveitou uma sobra após escanteio cobrado da esquerda e fez o primeiro da Penapolense.
O gol foi um bom teste para a estabilidade do Desportivo Brasil. A despeito da desvantagem, o Dragão seguiu trabalhando jogadas no campo de ataque e foi premiado aos 43min. Luis Henrique cruzou da esquerda, Tito brigou pela bola dentro da pequena área e Alex ficou com a sobra para bater de primeira e mandar no ângulo.
Foi um incentivo considerável para o Desportivo Brasil, que manteve a pressão. Aos 45min, Tito tabelou com Bruno Luka pela esquerda, recebeu dentro da área e tocou por baixo do goleiro Thiago Rodrigues: era o segundo gol do Dragão.
A vantagem do Desportivo Brasil mudou o ritmo do jogo na etapa final. Mais nervosos, os jogadores da Penapolense passaram a errar passes e tiveram menos força para ameaçar o gol de Levy Sabatim; em contrapartida, apareceu a qualidade do Dragão para trocar passes e manter as ações em seu campo de ataque.
Com o tempo, porém, a Penapolense conseguiu sair mais e voltou a incomodar o Desportivo. Aos 35min, o centroavante Bruno Bezerra aproveitou cruzamento e completou de cabeça para fazer o segundo dos donos da casa.
O empate fez com que o Desportivo Brasil saísse mais uma vez para o ataque. Aos 37min, Kaynan Ribeiro recebeu passe rasteiro na direita e foi atropelado por um defensor: pênalti que Luis Henrique cobrou de pé esquerdo aos 40min, mas o lateral mandou a bola para fora.
O lance tornou o jogo ainda mais nervoso para o Desportivo Brasil, e isso fez com que os últimos minutos da partida fossem marcados por muitos erros. Terminou assim a participação do Dragão na terceira divisão de 2021.