Pular para o conteúdo

Desportivo Brasil promove evento de conscientização sobre Outubro Rosa

O Desportivo Brasil promoveu na última quarta-feira (20) um evento interno para falar sobre a importância do Outubro Rosa. O clube abriu o Centro Esportivo do Luneng Brasil para uma palestra da presidente da Associação Acreditar, grupo de apoio às pessoas com câncer, Denise Franguelli, que conversou com todas as funcionárias do Dragão.

“Hoje estivemos aqui no Desportivo Brasil para falar sobre o Outubro Rosa, o autocuidado e a importância de exames regulares para detecção precoce do câncer de mama. Nosso objetivo era esclarecer dúvidas e pontuar a importância dos exames de rotina e da prevenção em relação a todos os fatores que cercam a saúde da mulher”, comentou Denise. 

Houve grande adesão ao evento entre as colaboradoras do Dragão, e todas usaram roupas ou adereços cor de rosa. Durante a palestra, houve um momento de bate-papo em que elas puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com a especialista. 

Depois da palestra, o momento foi de confraternização. O evento foi fechado com   um café da tarde para integração entre o público presente. 

“Falamos principalmente sobre o câncer de mama e cólon de útero. As informações são vitais para uma boa saúde das mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento. Além deles, é importante a mulher se conhecer e analisar se algo está diferente ou mudando em seu organismo”, finalizou a presidente da Associação Acreditar.

A campanha Outubro Rosa é voltada à promoção do autocuidado e da importância de exames regulares para a saúde da mulher, a detecção precoce e a prevenção de doenças. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2020, um aumento de 29,7% em relação ao ano anterior, com 18.068 óbitos (alta de 16,4%). 

A ideia foi desenvolvida nos Estados Unidos e, em 1990, através da Fundação Susan G. Komen for the Cure, foi construída a identidade da campanha. A cor escolhida foi o rosa, e um laço da cor foi entregue aos competidores da Corrida da Cura, realizada em Nova York.

No Brasil, a campanha começou em 2002, com um evento no Obelisco do Ibirapuera. A partir de 2008, o país passou a organizar eventos ao longo do mês para difundir a ideia da importância do exame de prevenção.