Pular para o conteúdo

Entrevista do Desportivo Brasil para Weifang Cup

“Jovens jogadores chineses não tem concorrência, Jogador Liu Binbin deixou boa impressão” comentou Elio Sizenando, técnico da equipe Sub.20 do Desportivo Brasil.

O Desportivo Brasil sempre foi uma equipe popular na Weifang Cup. Campeão em 2016, tentou repetir o feito em 2018, mas perdeu nas semi-finais para o Boca Juniors. A equipe da Weifang Cup entrevistou técnico da equipe Sub.20 do Desportivo Brasil, Elio Sizenando e o Goleiro Levy Barbosa. Ambos participaram da edição do ano passado e falam sobre as duas edições.

Luneng: Elio, esta não é sua primeira vez comandando a equipe na Weifang Cup. Qual o seu sentimento?

Elio: A Weifang Cup tem um ambiente muito bom, além disso, aprendemos muito com a competição. Jogando contra clubes diferentes, trocamos amizades, culturas, habilidades e táticas de futebol, além de treinar. Aproveitamos para sair do campus e experimentar a cultura local, onde é uma boa oportunidade de realizar intercambio dentro do futebol.

Luneng: Vocês foram assistir um jogo do Luneng em Jinan, o que você achou?

Elio: Sim, assistimos o jogo do Luneng contra Shenzhen Kaisa em Jinan. A atmosfera estava muito boa e a cultura dos torcedores me deixou com uma ótima impressão. Além disso, também assisti o jogo do Luneng contra o Beijing Guoan e a atmosfera foi ainda maior. O brasileiro Roger Guedes do Luneng é um jogador muito bom, acho que ele tem muito potencial e com a vinda dele para a China, será de grande ajuda para o crescimento dele. Claro que se ele fosse para a Europa, talvez iria evoluir muito mais. Quanto ao jogador chinês, o ala esquerdo (Liu Binbin) no campo me deixou com uma ótima impressão, principalmente neste jogo, que ele deu assistência para Pelle marcar o gol.

Luneng: Existem jogadores dignos de atenção nas equipes participantes nesta competição?

Elio: Na verdade, eu discordo do “europeu” do futebol brasileiro, porque na minha opinião, o futebol pertence ao mundo inteiro e a evolução do estilo de futebol também é uma tendência mundial. Portanto, acho que a mudança do estilo do futebol brasileiro é, na verdade, uma mudança de tendência táticas, o futebol brasileiro está gradualmente se aproximando do futebol europeu.

Elio durante treinamento na China / Divulgação

Luneng: No dia em que chegaram, vocês fizeram um jogo amistoso contra o time SUB.18. Em comparação ao ano passado, quais as diferenças que você encontrou?

Elio: O Luneng do ano passado era de mais confronto físico e o deste ano é um time mais técnico. Até onde eu sei, esse time foi treinado pelo Simão no Brasil por um longo tempo. Eles são muito maduros em suas habilidades e táticas. O jogo acabou o primeiro tempo 0 a 0, e um dos pontos a se destacar é que essa equipe tem uma boa organização defensiva. Se continuar com o foco no crescimento tático, a equipe terá grande potencial.

Luneng: Os jogadores brasileiros se destacam pela força física, existe algum trabalho específico?

Elio: A razão pela qual os jogadores brasileiros são tão bons, é devido a equipe como um todo. Contamos com uma excelente equipe de profissionais, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e assim por diante. Mas, na verdade, a qualidade física dos jogadores brasileiros não depende apenas dos nossos métodos de treinamento de força, mas também temos grandes números de jogos de alta qualidade desde que o início. De fato, o treinamento de força feito pelos jogadores brasileiros não deve ser diferente da dos jogadores chineses. Pode até ser menos forte do que o dos jogadores chineses. Portanto, sinto que as desvantagens da aptidão física dos jogadores chineses não são inteiramente a questão de treinamento de força, mas também a influência do ambiente de crescimento e a intensidade das competições.

Luneng: No ano passado a Desportivo Brasil perdeu para o Boca Juniors na semifinal, desta vez vão se encontrar novamente, tem alguma preparação especial?

Elio: O Boca deste ano mudou muito, e nossa derrota no ano passado não tem muito a ver com a competição deste ano. Eu não posso dizer que haverá qualquer preparação específica para este jogo, mas faremos o nosso melhor contra os nossos adversários.

Levy em conversa com o Prep. Goleiros Zé Mario na China / Divulgação

Luneng: Em seguida. Gostaríamos de fazer algumas perguntas para nosso jovem goleiro, que participou da competição no ano passado. Qual a diferença entre esse ano passado para este ano?

Levy Barbosa: Esta é a segunda vez que eu venho à China para participar. Esperamos também que possamos obter uma evolução. Eu sinto que a velocidade de desenvolvimento de tecnologia da China é a mais impressionante. Fico deslumbrado, pois é uma ótima experiência para mim.

Luneng: Qual a maior diferença entre jogadores chineses e brasileiros?

Levy Barbosa: Depois de jogar contra o Sub18 do Luneng na semana passada, eu sinto que o potencial desses jogadores é muito grande, mas comparado com os nossos jogadores, os chineses precisam continuar a melhorar a capacidade de adaptação no campo, escolha da bola e a corrida sem a bola. A quantidade de jogos que temos no Brasil é bem maior do que o dos jogadores chineses, então acho que os jogadores chineses precisam de mais oportunidades e competições de alta qualidade.

Luneng: Quais são suas expectativas para o seu futuro?

Levy Barbosa: Ainda estou participando de competição de categoria de base e espero que à medida que o tempo passe, eu possa participar de competições de níveis mais alto no Brasil, até mesmo nas principais ligas profissionais da Europa.

Luneng: Quais são suas expectativas para esta Weifang Cup?

Levy Barbosa: No ano passado, perdemos para o Boca Juniors e este ano estamos ansiosos para jogarmos novamente. É claro que ainda esperamos crescer durante a competição.

Luneng: Obrigado ao Elio e ao Levy por aceitarem participar de nossa entrevista e desejamos um ótimo resultado desta vez.

Elio: Também estamos muito gratos pelo convite para entrevist, e felizes por falar e discutir sobre esse intercâmbio. Desejamos que os garotos do Luneng obtenham um ótimo resultado.

Confira a entrevista original aqui.