Pular para o conteúdo

Hall da fama: conheça Brenno, goleiro que hoje brilha como titular do Grêmio

Jogador passou pelo Desportivo Brasil entre 2013 e 2016, período em que já demonstrava duas características fundamentais para o sucesso de hoje

 

O goleiro Brenno, 22, tem sido uma das grandes novidades do futebol brasileiro em 2021. Alçado à condição de titular do Grêmio, o jogador egresso das categorias de base da equipe gaúcha brilhou especialmente em partidas contra Aimoré (pelo Campeonato Gaúcho) e Ayacucho (pela Copa Libertadores) e se consolidou como esperança da torcida tricolor. Com isso, repetiu duas características que já demonstrava desde a época em que passou pelo Desportivo Brasil, time que defendeu entre 2013 e 2016.

O primeiro desses atributos é a determinação. Brenno é um profissional que trabalha com intensidade e que está sempre pronto para aproveitar chances. Isso ficou claro no início da trajetória dele no Desportivo Brasil: natural de Sorocaba, município do interior de São Paulo que fica a pouco mais de 30 quilômetros da sede do Dragão, o goleiro começou a treinar no clube em 2012 e passou um ano “em avaliação” até ingressar de fato nas categorias de base.

“Ia treinar lá uma vez por semana com os outros meninos que eram chamados de monitorados. No fim do ano eles iam selecionar quem integraria a categoria sub-15 do ano seguinte, e assim foi minha chegada. Eu sabia que era um clube com estrutura muito boa, focado em desenvolver todos os potenciais do atleta apara colocá-lo no mercado e na vitrine”, contou Brenno em entrevista exclusiva ao Desportivo Brasil.

A passagem de Brenno pelo Dragão foi extremamente prolífica. “Lembro de uma viagem para a Europa em 2015. A gente foi para lá e disputou três torneios em período muito curto. Os torneios lá fora são todos de tiro curto, às vezes com mais de um jogo por dia. A gente jogou dois campeonatos na Holanda e um na Alemanha, ganhou os três, e eu fui eleito melhor goleiro em dois. Foi bem marcante”, disse o goleiro.

“O Desportivo tinha uma estrutura fantástica e disponibilizava tudo para os meninos. Na minha época tinha aula de inglês e psicólogo toda semana. Era um acompanhamento espetacular que a gente tinha, e com certeza isso agregou e me ajudou até aqui. Vai me ajudar ainda na sequência da carreira”, completou.

Chance como titular

A capacidade de estar sempre preparado foi fundamental para o início de Brenno como profissional. A estreia dele no Grêmio aconteceu em 2019, em um clássico contra o Internacional, quando Paulo Victor e Julio Cesar foram vetados em cima da hora. O goleiro voltou a ser acionado em duas partidas, quando o técnico Renato Gaúcho usou formações alternativas, e aguardou até o início deste ano. A nova chance apareceu depois que Vanderlei e o próprio Paulo Victor viveram períodos de instabilidade, e Brenno mostrou que estava pronto.

Um dos atributos importantes para o bom momento do novo titular é algo que ele já demonstrava quando era mais novo. Brenno é fã de Manuel Neuer, alemão do Bayern de Munique, que tem algumas de suas principais características atreladas ao jogo com os pés – o posicionamento adiantado e a participação na construção, por exemplo.

Outro ídolo de Brenno é Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo e atual treinador do Flamengo. Exímio cobrador de faltas, o atual técnico também era conhecido pelo bom trato com a bola.

Brenno gosta tanto de ter a bola nos pés que jogava na linha. Virou goleiro apenas por uma oportunidade – faltava alguém para a posição, e ele foi chamado por ser alto. O goleiro de 1,90m acabou se consolidando na nova função, brilhou no Desportivo Brasil até 2016 e saiu depois de ter se destacado na Copa São Paulo daquele ano. Foi inicialmente emprestado ao Grêmio, com quem assinou em seguida um contrato mais longevo.

O momento de Brenno é tão positivo que o goleiro recebeu mensagem até de Marcelo Grohe, 34, antigo titular e ídolo do Grêmio. O jogador, atualmente no Al-Ittihad (Arábia Saudita), também é referência para o novo dono da posição.

O atual contrato do goleiro com o Grêmio termina no fim desta temporada, mas Brenno e a diretoria tricolor conversam sobre uma ampliação. O Desportivo Brasil mantém um percentual dos direitos do atleta.