No dia 28 de Outubro, em comemoração do 45º aniversário se estabeleceu um evento oficial para celebrar as relações diplomáticas entre a República Popular da China e Brasil onde ocorreu a décima primeira reunião dos líderes do BRICS, com a participação da Assessoria de Imprensa do Conselho de Estado, Consulado Geral da China no Rio de Janeiro e com o apoio do Departamento de Esportes do Estado do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no Botafogo no Rio de Janeiro, Brasil que ora foi co-patrocinado pelo Centro de Comunicação Wuzhou e pelo Botafogo de Futebol e Regatas. O time do Sub-17 que atualmente está treinando no Luneng Brasil Sports Center LTD. (Desportivo Brasil, Porto Feliz/SP) foi convidada a participar de um jogo festivo de futsal contra a equipe do Botafogo, construindo uma ponte para unir cada vez mais o intercâmbio através do esporte entre China e Brasil.
Após receber o convite, a equipe do Shandong atribui grande importância ao evento e convocou 10 jogadores do Sub-17 para o jogo festivo de futsal. No começo da partida a equipe chinesa foi se adaptando aos poucos ao ritmo de jogo. Aos 2 minutos em uma bela combinação, o Botafogo marcou o primeiro gol e aos 12 minutos ampliou. Aos 15 minutos, Zhang Zeyuan marcou de cabeça abrindo o placar para o time visitante.
Não demorou muito para os alvinegros marcarem mais dois gols, aos 18 minutos e aos 25 minutos, deixando o placar para em 4×1 para os donos da casa. A equipe não se abalou e aos poucos o Shandong foi entrando no ritmo do jogo e foi pra cima do Botafogo. 5 minutos depois o jogo estava empatado em 4×4. Zhou Ziang marcou aos 30’; Yan hengye aos 32’ e Rehemitula Xuehereti aos 35’. Mas no final da partida o Botafogo marcou o quinto gol, dando números finais a partida.
Mesmo diante de um adversário forte, os meninos encararam o jogo com igualdade, lutaram até o fim surpreendendo a todos com a sua boa atuação. Logo após Chen Zhexuan e Zhou Ziang, aceitaram o convite da emissora SBT para participar de uma entrevista para um programa esportivo.
O time do Sub-17 chegou ao Brasil em março deste ano para um período de treinamento. Durante este período no Brasil a equipe participou de uma série de campeonatos e amistosos contra times do Brasil, como a Copa internacional LNTS Sub 16, Mundialito LNTS Sub.16 e Salvador Cup, além de competir e treinar, a equipe foi a escolas locais para estudar a língua portuguesa, participando de atividades locais para integrar-se ativamente à cultura brasileira. Sendo assim, contribuindo para elevar as habilidades táticas, educativas e culturas, principalmente aumentando o alto nível de rendimento. O time regressou para a China no dia 02 de novembro.
Confira a notícia original aqui.